Tieline Technologies

A Tieline e dificil de superar


Por Gary Peterson

Ex engenheiro-chefe da New Rushmore Radio, Inc.

  --- Gary Peterson
 

Gary Peterson com fones de ouvido destruídos

RAPID CITY, S.D. — Eu trabalho para a New Rushmore Radio que tem seis estações de rádio em Black Hills, na Dakota do Sul, nos EUA. Em 1966 eu era engenheiro-chefe de uma das estações que formam a rede e continuei trabalhando na rede durante esse período de expansão até me afastar em julho último.

Quando ouvi falar sobre os codecs Tieline eu consultei outros profissionais sobre seu desempenho e só tive boas impressões. Nós adquirimos os primeiros codecs para linha analógica, o Commander G3 para campo e estúdio, para a KFXS(FM) 100,3 em 2008, para uma unidade móvel de transmissão de jogos de hóquei.

Em 2012 nós adquirimos dois codecs para KKLS(AM) Hills 97,5 FM para externas de jogos de beisebol, futebol e basquete. Agora estamos na transição de uma interface discada analógica antiga para o sistema Tieline, que será configurado para outra externa de esportes.

Nós tivemos muito sucesso na transmissão de centenas de horas de jogos de hóquei, a distâncias de até 1600 km usando linhas analógicas, que são as que sempre estiveram disponíveis nos estádios.

A Tieline fornecer áudio com qualidade de estúdio em linhas analógicas, muito superior aos sistemas analógicos com acopladores de voz ou híbridas no estúdio. As conexões analógicas são muito estáveis e confiáveis em longos períodos e nossos locutores apreciam a facilidade de uso dos codecs Tieline. O caminho de áudio de retorno é usado para comunicação com os locutores e técnicos trabalhando nas externas.

Quando nós adquirimos os dois primeiros codecs os diretores de programação nas outras emissoras da rede ouviram o áudio e reconheceram seu potencial para externas de alta-qualidade. E passaram a pedir emprestados os codecs e com a demanda pelos codecs Tieline nós adquirimos outro par de codecs Commander (externa e estúdio) e continuamos comprando a cada ano até cada emissora ter um par. Todos os codecs operam com linhas telefônicas analógicas e quatro das seis unidades de externa têm módulos sem fio 3G.

Com a oferta de redes celulares 4G LTE e o congestionamento que às vezes ocorre nas conexões 3G, nós adquirimos dois módulos 4G LTE USB da Tieline. Isso nos permite conectar com modems Verizon 4G LTE e foram um acréscimo bem-vindo a nossos equipamentos. Para o futuro eu prevejo a compra de mais módulos USB para 4G, para aumentar nossa capacidade de externas sem fio.

Os codecs de campo Commander são muito resistentes. Esse ano nós sofremos com um acidente durante uma transmissão externa, quando uma senhora perdeu o controle de um carro alugado e bateu em nossa mesa em um restaurante na cidade da externa. Os equipamentos saíram voando da mesa. Infelizmente nosso locutor quebrou o pulso e foi hospitalizado. Dos equipamentos, um conjunto de fones de ouvido foi totalmente destruído e nosso codec Tieline ficou arranhado mas continuou operando perfeitamente.